Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1730
Título: Sindicato dos trabalhadores em educação do sistema público a municipal: análise sobre a percepção dos professores
Autor(es): Andrade, Juliana Alves Miranda
Orientador(ra): Brandão, Viviane Bernadeth Gandra
Membro(s) Banca: Santos, Francely Aparecida dos
Barros, Giuliana de Sá Ferreira
Palavras-chave: Sindicato;Professores;Classe de trabalhadores;Movimento Social;Identidade de Classe
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 16-Set-2024
Resumo: Esta dissertação de mestrado, no formato multipaper, concatena três artigos resultantes da pesquisa realizada com professores da rede pública municipal de educação de Montes Claros na perspectiva da Fenomenologia. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores acerca das políticas públicas educacionais e como eles se identificam com a sua categoria, a dissertação discute a formação política e identidade de classe dos professores do ensino fundamental que atuam no sistema municipal de ensino de Montes Claros. À luz de autores como Freire (1967), Gohn (2011), Hall (2005), Ball e Mainardes (2011), entre outros, empreendemos uma discussão teórica sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário on-line, via googleforms, que foi encaminhado para aproximadamente 300 professores, com retorno de 62 destes. Os dados apresentados revelam que grande parte da categoria acredita que a atuação sindical se restringe somente a reivindicações pontuais e imediatistas, como reajuste salarial e requisições da classe ao poder executivo municipal.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1730
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrade, Juliana Alves Miranda_Sindicato dos Trabalhadores em educação_2024.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.